O Evento

A ampliação dos estudos sobre a leitura como ciência revelou que ler implica fatores que vão além do código escrito e estão em estreita interação com atividades do pensamento e do aprendizado em geral, favorecendo a expansão do horizonte cultural de pessoas, grupos e comunidades. O livro, sujeito e objeto da ação cultural e meio de comunicação, é o que mais favorece a concentração necessária para que o indivíduo classifique e organize devidamente as categorias cognitivas em sua mente.

O ato de ler deve ser uma prática incorporada à vida do indivíduo, e não apenas uma aquisição de informações e conhecimentos. O hábito de ler contribui para que o leitor desenvolva sua personalidade e comportamento afetivo, exercite seu espírito crítico, libere a mente de preconceitos e discriminações e o oriente para a compreensão objetiva dos fatos, motivando-o à participação ativa na sociedade em que vive.

Partindo desses princípios, o Salão do Livro de Bom Jesus, poderá ser percebido como o maior acontecimento literário da Região do Cerrados e um dos maiores eventos culturais realizados no Piauí, demonstrando a força da cultura local e a valorização da educação por parte da população em geral e do poder público, uma vez que ambos podem e devem prestigiam com muita ênfase o Salão.

campus-bomjesus

A 4ª edição do SaLiBom tem, portanto, como uma de suas principais metas oportunizar o acesso facilitado ao livro à todas as pessoas que integram o Vale do Gurguéia, sempre incentivando a leitura e a cultura literária.

patrocinadoresok

O evento é uma iniciativa da Fundação Quixote, Secretaria de Estado da Cultura (SECULT/PI) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e acontece no Campus Professora Cinobelina Elvas – CPCE, em Bom Jesus (PI).

...